sexta-feira, 21 de junho de 2013

Sobre os Protestos no Brasil

Você repreenderia uma criança que acabou de aprender a andar, só porque ela ainda não sabe pra onde ir? Você mandaria ela parar de caminhar? Os primeiros passos são sempre tortos, fracos, confusos. Mas eles são essenciais para que se fortaleça, para que se descubra a força que tem.

Assim é com o Brasil. Tenho visto muitos questionamentos a respeito dos propósitos dos protestos, e se eles levam a algum lugar. Vamos com calma. Vamos ver a imagem toda, e não só um pedacinho. Essa é uma geração cansada. Um povo que tinha um grito preso na garganta por muito tempo. Um povo que sempre soube que algo está errado. Essa geração explodiu. Descobriu que pode ficar de pé, e resolveu arriscar um ou dois passos. E como uma criança que aprende a andar, o povo brasileiro gostou. Se sentiu emocionado ao ver a força que tem, e resolveu que quer mais.

Mais uma vez, vamos olhar o todo. Quinhentos anos de corrupção e abusos não se resolvem com duas semanas de protestos. Não é sobre resultados nesse momento, apesar de que já surgiram alguns e eles são motivos de alegria. Mas é sobre cultura. É sobre a mentalidade. O Brasil não precisa de mais band-aid sendo colocado sobre feridas profundas, não precisa de mais ações pra gringo ver. Isso o governo já tem feito a muito tempo e está fazendo muito para a copa. O que o Brasil precisa é de uma mudança profunda. Mudança na cultura, no pensamento, no maldito "jeitinho", que começa quando alguém tenta tirar vantagem sobre outro nas menores coisas, e termina na corrupção em Brasilia.

Então quando vermos as ruas cheias, que tenhamos isso em mente. O que está acontecendo é só o começo. São os primeiros passos que podem levar a uma mudança profunda. Vamos ter esperança de que esse fogo queimando nos corações traga mais frutos que uma copa do mundo. Vamos ajudar de qualquer forma possível, porque está claro que o tempo de engatinhar acabou e não dá pra voltar atrás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...