sexta-feira, 19 de julho de 2013

Resenha de Filme: O Homem de Aço (Contém Spoilers)

Esse não é o filme que o Superman merece, mas é o filme que ele precisa.

Em primeiro lugar, eu gostei do filme! Fui ver sem expectativa mas com muita curiosidade, afinal eu ainda não ouvi nenhum comentário neutro: ou amaram ou odiaram.

Logo de cara vemos Krypton e os pais biológicos de Superman o enviando à Terra logo antes de serem atacados pelo General Zod. Essa abertura deixa claro o que os caras do MRG falaram: esse é mais um filme de ficção científica do que qualquer outra coisa. É uma visão diferente do herói, e quem não for preparado
para isso vai se decepcionar.

Mas para mim o filme começa mesmo quando vamos para a Terra. Ele começa como todo filme deve começar: te cativando e fazendo querer mais. O começo do filme é simplesmente maravilhoso. A fotografia e musica são belas surpresas que ajudam a contar, de forma tranquila e envolvente, quem é aquele personagem. Nessa fase o roteiro do filme parece ter alguns furos, mas não se engane: isso é proposital e genial. O roteiro deixa várias lacunas para o espectador preencher. A contextualização é rápida, com uma intercalação de imagens de Clark atualmente e flashbacks do passado. Os saltos no tempo são rápidos porque todo mundo já conhece a história dele. Sem querer nós mesmos preenchemos os buracos e dessa forma não fica nem um pouco chato "rever" algumas coisas. É aqui que o personagem é construído. E a pergunta é: quem é esse personagem? Ele é Clark Kent ou é Kal-El? Volta a ideia de ficção científica. Ele é um alienígena, um estranho nesse planeta. Ele é cheio de bondade, mas também tem vontade de socar algumas pessoas. O conflito é envolvente. Os sentimentos humanos que ele aprendeu o guiam, mas ele não se sente em casa.

E aí chega Zod. Essa é a parte chata do filme. Leva tempo demais, fica lento. É desnecessário mas serve pra mostrar a reação das pessoas ao saberem da existência do herói. Na verdade agora é a hora dele se tornar um herói. O confronto é interessante mas assustador. Muita gente ficou incomodada com isso e eu também. A destruição é absurda! A parte da cidade em que a luta ocorre fica completamente destruída. Mas isso é bom, por incrível que pareça. A lição dessa parte lenta é que esse é um cara que não sabe a menor ideia do que está fazendo, mas sabe que deve lutar. Ele é frágil, inexperiente. Não aprendeu da noite pro dia como ser super herói, mas tem um bom coração.

O encerramento é ótimo. Resgata o clima do começo, mostra um Clark mais maduro e mais focado na sua responsabilidade. Te deixa querendo um próximo filme.

Então vamos resumir algumas coisas, pois tem muito pra ser comentado.

O que já era de se esperar:

  • Ótima trilha sonora de Hanz Zimmer. Ele nunca decepciona. A música está em harmonia com o filme e é muito boa!
  • Boa atuação de Amy Adams. Ela seria minha escolha número um pro papel de Lois Lane e mais uma vez mostrou como é uma das melhores atrizes atualmente. (O mesmo pra Russell Crowe, Kevin Costner e Diane Lane) A personagem aparece durante o filme todo, tem uma interação bem legal com o Superman e é importante pra história.
  • Efeitos Especiais impecáveis, afinal estamos em 2013.
O que surpreendeu:
  • Henry Cavill como Superman. É um Azulão bem pé no chão, longe de ser perfeito. Ele passa bem o que a história deve passar.
  • A destruição da cidade. Ficou clara a mensagem: isso aqui é uma guerra. É chocante e forte.
  • O clima de filme indie do começo. Amei isso.
  • A comparação com Jesus. Não gostei nem deixei de gostar. Apenas não esperava que fosse tão claro como foi.
O que decepcionou:
  • General Zod. Foi interpretado por um bom ator e tem uma motivação convincente. Mas infelizmente a fragilidade do personagem é mostrada no seu discurso final, quando diz porque fez o que fez. Se precisa do personagem dizer é porque o roteiro não foi tão bom assim. A melhor luta foi do Superman contra os capangas e não contra o próprio Zod.
  • A luta final. Você já entra no cinema para um filme de herói sabendo que vai haver uma luta final. Essa foi longa demais e ficou chata. Como o Superman é muito forte as lutas dele geralmente são assim: muita porrada e só.
Bom, eu recomento fortemente o filme para quem gosta de super heróis. Veja sabendo que é uma nova proposta, seja receptivo e acredito que você também vai gostar!

2 comentários:

  1. Olá, gostei do texto, muito esclarecedor. Pena que na minha cidade não tem cinema rsrsr,vou esperar chegar na sky. Também gostei de muita coisas nos outros post. Parabéns.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...