sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Minha Viagem a São Paulo!

(Comecei a escrever esse texto em Abril, logo após a viagem, mas não terminei! Algumas atrações estão desatualizadas, mas a ideia geral ainda é válida. E continua o #fikdik pra SP! )

Para os brasileiros que sonham em morarem fora do país, creio que SP dá um gostinho de um lugar um pouco mais desenvolvido que o resto do Brasil. Essa foi minha terceira vez na cidade, mas como na primeira eu era criança e e segunda foi um fim de semana do qual não me lembro de quase nada, essa foi basicamente minha primeira vez. E não fiquei decepcionado!

Então aqui vai um pouco sobre o pouquinho de São Paulo que eu conheci. Creio que o ponto inicial deve ser o metrô. Ah, o metrô! Que coisa linda! Eu moro em uma cidade onde o "metrô" é uma linha reta, que vai de um ponto a outro e cobre uma área minuscula. Logo, amei ter um sistema que realmente pudesse me levar a vários lugares da cidade.

Isso é tão lindo!
A linha amarela é a mais nova e avançada do metrô.
A sinalização é simples e eficiente. As luzinhas ajudam bastante a não se perder. 
Através do metrô pude conhecer muitas coisas que queria. Confesso que muito da minha lista não foi realizado. Viagens são cheias de imprevistos, e o importante é conseguir se virar. Isso é fácil em SP, porque tem muita coisa pra fazer!

A parte cultural é bem extensa, e embora não tenha dado para conhecer muitos museus, improvisei e fui três vezes ao teatro! A primeira era diversão garantida: o espetáculo Improvável, dos Barbixas! Foi a segunda vez que vi ao vivo, e foi obviamente genial! Depois voltei ao mesmo teatro do Improvável, o Tuca, para ver Tribos. Adorei e recomendo! A última peça foi Os 39 Degraus, no Teatro Itália (fui a pé, o que foi ótimo). Foi uma surpresa incrível! Recomendo muito! O elenco é ótimo e a história é hilária!

Improvável: veja!
Teatro Tuca, ao lado da PUC. 
Os 39 Degraus: veja²!
Não posso deixar de citar a forte presença dos pontos de táxi! Fui muito bem atendido pelo serviço, disponível em todos os lugares que fui! Tenho muito medo de andar de táxi, porém não tive nenhum problema nas vezes que precisei!

Também temos que falar dos museus! Conheci a Pinacoteca, que é muito sofisticada! É um lugar para se ver com calma, e curtir o clima tranquilo. Mas cuidado, de vez em quando algum funcionário começa a fazer alguma coisa estranha, e depois cita o autor e data de crianção daquela performance! Criativo, mas às vezes assusta! Também faz parte do complexo a Estação Pinacoteca, que fica a alguns quarteirões de distância e têm muitos quadros famosos dos livros de escola! Ali perto também está o Museu da Língua Portuguesa. Infelizmente não pude conhecer ele todo, mas gostei muito do que vi. O design do espaço é muito interessante, misturando vários tipos de mídias. No último piso há uma apresentação multimídia composta por duas partes. A criação audiovisual é fantástica, mas a atração poderia ser um pouco mais curta. Uma surpresa bem agradável foi o Museu da Diversidade Sexual, um espaço bem legal dentro da estação República, do metrô!

Pinacoteca 1
Pinacoteca 2
Pinacoteca 3
O famoso MASP. Só vi por fora =(
Museu da Língua Portuguesa 
Museu da Diversidade Sexual
E agora a parte que todos estavam esperando: as nerdices! Fico feliz em dizer que minhas necessidades nerds foram atendidas em SP! As lojas que eu esperava conhecer não decepcionaram, e ainda tive algumas surpresas. Conheci a maravilhosa Avenida Paulista, e nela fica o Conjunta Nacional, onde fui à Geek! A lojinha de dois andares é apaixonante! Muitos jogos, livros, HQs, e um pouco de CDs, DVDs, camisetas e action figures. Ela tem algumas mesinhas onde você pode ficar completamente livre (vi gente estudando, jogando RPG, descansando) e não precisa ficar perguntando preço dos produtos: a loja tem várias máquinas pra conferir o valor através do código de barras. A Geek pertence a Livraria Cultura, uma grande surpresa do Conjunto! A Cultura é a maior livraria que eu já vi, e surpreende por abrigar os amantes da leitura como uma grande casa. As pessoas se assentam em todos os bancos para ler ou descansar, e quando acabam os bancos não tem problema: o chão de carpete também fica cheio de gente!

Também perto da Av. Paulista estão duas lojas incríveis: Comix e Limited Edition. A primeira é especializada em quadrinhos, e são dois andares abarrotados de livros e revistas! Ao lado da Comix ainda hé uma lojinha cujo nome não me lembro, que vende roupas nerds! A poucos passos, a Limited Edition chama atenção até de quem não gosta desse universo. É uma loja de action figures (também conhecidos como bonecos) e tem de tudo! Desde as mais perfeitas estátuas, a bonequinhos simples. Você pode tirar fotos livremente e apreciar as obras de arte!

Quem quer se sentir em outro país, deve conhecer o Bairro da Liberdade. Essa comunidade japonesa é muito charmosa e curiosa. Infelizmente não pude explorar muito, mas deu pra sentir um gostinho da cultura do Japão. Existem supermercados cheios de produtos diferentes, e é muito legal descobrir os novos sabores! O acesso pelo metrô é bem fácil, então é um passeio que não pode faltar!

Livraria Cultura
Limited Edition
Comix
Limited Edition 2
Docinhos Japoneses!
Espero que tenham gostado, e prometo não demorar tanto para escrever da próxima vez que viajar! Quem quiser ver um vídeo com algumas imagens de SP, pode clicar aqui. Também clique aqui para ver o vídeo de quando passei um dia no Rio de Janeiro! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...