quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Dica de Filme: Frances Ha.

Sabe quando você está vagando pelo Netflix, sem saber o que assistir, e acaba encontrando uma pérola do cinema? Foi o que aconteceu comigo com o filme Frances Ha. E eu me apaixonei. Aparentemente o filme é uma fantasia pretensiosa hipster. Ele é em preto e branco, apesar de ser de 2012, e trata de personagens com um estilo de vida alternativo e cheio de cigarros, vinho e camisas xadrez. Mas basta deixar o preconceito de lado por alguns instantes, para ser atraído para dentro da história. A direção é de Noah Baumbach, que também fez o ótimo "A Lula e a Baleia", e o roteiro foi escrito pelo diretor e pela protagonista: Greta Gerwig.

Não há como não começar falando da atriz principal. A linda Greta Gerwig é simplesmente perfeita para o papel! A combinação entre fofa e desajeitada é a marca de Frances: uma jovem bailarina que mora com sua melhor amiga. A dança é a grande paixão da garota, mas apesar de estar nos seus vinte-e-tantos anos, ainda está na equipe de iniciantes da companhia de balé. O motivo disso é bem claro: Frances não é nada boa na dança! O tempo está passando para a bem humorada jovem, e parece que ela está ficando para trás. Sua companheira de apartamento e de brincadeiras sente a necessidade de buscar uma vida mais madura, seu namorado quer um relacionamento mais sério e está cada vez mais claro que ela é velha demais para a equipe de dança. 

O que fazer quando uma pessoa que tem tanto amor pela vida, se vê quase sem esperança? Esse é exatamente o drama da protagonista. Será que ela consegue manter a cabeça erguida enquanto todos ao redor dela parecem ter uma vida cada vez melhor?

O filme traz aquela questão que sempre vemos nas redes sociais: as pessoas mostram apenas o lado bom das coisas, e tomam decisões que influenciem em sua imagem pública. Onde ficam as pessoas que ainda não se encontraram? Existe espaço para que alguém seja visto pelo que realmente é, sem máscaras? Frances é aquela pessoa dentro de cada um de nós que ama ser quem é, mas não faz a menor ideia de como ser "bem sucedido" na vida, e de como ser levado a sério. Se você se identifica, essa história é para você. A personagem busca descobrir como fazer aquilo que ama, mesmo sem saber fazer isso da forma convencional.

Embora existam vários aspectos importantes e atrativos no filme, o fato desse texto ter se focado totalmente na protagonista mostra a essência do enredo: a descoberta de uma identidade e do amor próprio. Da próxima vez que você estiver vagando pelos filmes, ou pela vida, pare um pouco para assistir Frances Ha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...