Cine Holliúdy é um filme cearense, todo falado em cearensês. É isso mesmo! O sotaque dos personagens é tão forte que o filme é legendado! Mas isso está longe de ser um problema. O "idioma" e as legendas só acrescentam ao clima caricato do filme, que é hilário. O filme conta a história de Francisgleydsson, que tenta abrir e administrar um cinema no interior do ceará nos anos 70, e lutar contra a chegada da TV. O protagonista é um contador de histórias nato que se recusa a olhar para a vida sem ver algose fantástico. Sua esposa é o lado prático e firme, que sustenta o marido sonhador, e seu filho é fascinado por cinema e por histórias, mas precisa de um amigo que o compreenda.
O longa Cine Holliúdy veio do curta-metragem "O Astista Contra o Caba do Mau", que o diretor Halder Gomers lançou em 2004. Desde o curta podemos ver um clima de Escolinha do Professor Raimundo, com vários personagens caricatos e suas manias. A história tem várias camadas e mostra como diferentes personagens são afetados pela presença de um cinema na cidade. Temos a metáfora da TV contra o cinema na rivalidade entre o garoto rico e o garoto pobre,mas sonhador. Temos o prefeito mentiroso, os religiosos pomposos, os cidadãos fofoqueiros e até um cego - interpretado pelo cantor Falcão - que tenta entender os filmes.
Esse é um filme para quem gosta de cinema, para quem entende que filmes são para contar histórias. Se você ainda espera se encantar ao ver um filme, e ser imerso no ambiente da história, não deixe de ver Cine Holliúdy. Infelizmente no interior do Ceará quase não existem mais salas de cinema. Mas esse filme vem sendo um sucesso de bilheteria no Nordeste e em todo o Brasil, e mostrando que a magia do cinema não morreu. Então consulte a programação da sua cidade e, se possível, prestigie e se encante com o filme!
Nenhum comentário:
Postar um comentário